São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Julho 31, 2017 - 23:30

PONTUAÇÃO DE TIME QUE QUER LEVAR A TAÇA

cAMPEONATO BRASILEIRO. APESAR DO EMPATE NA RODADA PASSADA, TIMÃO TEM MUITA FOLGA NA TABELA

Marcos Eduardo Carvalho @marcosovale78
SÃO PAULO

O Corinthians ainda reclama da arbitragem que anulou um gol legítimo do atacante Jô contra o Flamengo, domingo, no empate por 1 a 1 na Arena de Itaquera, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o Timão conquistou o título simbólico do primeiro turno, já que o Grêmio empatou por 1 a 1 contra o Santos e não pode mais alcançá-lo nas duas últimas rodadas.

Mas, de qualquer maneira, os torcedores do Corinthians ainda podem respirar aliviados. Afinal, mantém os oito pontos de vantagem sobre os gremistas e com uma rodada a menos para o final da competição. Em termos de pontuação, uma outra boa notícia para os torcedores: com 41 pontos em 17 partidas, o clube do alvinegro detém média de 2,41 pontos por rodada.

Para se ter uma ideia, desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser de pontos corridos, quem mais se aproximou desse número foi o Cruzeiro daquele ano, comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, conseguiu terminar com uma média maior: 2,17 pontos por jogo. Na ocasião, os mineiros foram campeões com 100 pontos em um torneio que tinha 24 equipes e, assim, 46 rodadas no total.

E, desde que o campeonato adotou o novo formato, todos os times que terminaram a competição com essa média de pontos, sagraram-se campeões. Muitos venceram até com uma média menor. Em 2015, por exemplo, o Corinthians foi campeão com 81 pontos e média de 2,13 pontos por rodada, um pouco menos do que agora. Além de tudo, o Timão ainda está invicto na edição de 2017, após 16 rodadas já disputadas.

São Paulo de 2006 e 2007, Fluminense de 2012, Cruzeiro de 2013 e 2014 e Palmeiras de 2016 também fecharam o Campeonato Brasileiro com média de ao menos dois pontos por rodada. E terminaram como campeões.

Outro recorde muito próximo de ser batido pelos comandos de Carille é o de número de pontos no primeiro turno.

Desde que passou a ter 20 clubes e, consequentemente, 19 rodadas por turno, o Atlético Mineiro em 2012 e o Cruzeiro, em 2014 são os recordistas de pontos na primeira parte do campeonato: 43. Agora, com 41, o Timão tem mais duas rodadas para quebrar o feito.

APROVEITAMENTO.

Atualmente com 41 pontos, o Corinthians poderá terminar o campeonato com 82 se repetir no segundo turno a campanha que vem fazendo no primeiro, número ainda não alcançado por nenhuma equipe desde que o torneio passou a ter apenas 20 clubes, em 2006.

Além disso, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser de pontos corridos, na maioria das vezes o campeão do primeiro turno também foi campeão do torneio. As exceções foram o Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012) que terminaram o ano com o segundo lugar depois de vencerem o primeiro turno.

Aliás, na próxima rodada o Corinthians vai enfrentar o time mineiro pelo Brasileirão. Nesta quarta-feira, o time do técnico Fábio Carille põe a sua invencibilidade à prova a partir das 21h, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Na última rodada, o Corinthians vai enfrentar o Sport, do técnico Vanderlei Luxemburgo, em Itaquera. O time pernambucano cumpre boa campanha desde a chegada do treinador e está na briga por uma vaga na Libertadores.

AFASTADO.

O árbitro auxiliar Pablo Almeida da Costa, que anulou um gol legítimo de Jô contra o Flamengo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, foi afastado ontem à tarde pela comissão de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "O árbitro não foi afastado, só o assistente. Foi um erro fora dos padrões do nível que se atua na Série A, totalmente fora dos padrões, então ele vai ter que passar por uma reciclagem na Federação Mineira", disse o Coronel Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, em entrevista ao portal de notícias UOL..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO