São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Enem
Julho 19, 2017 - 03:11

OVALE Enem- Fascículo 3


FASCÍCULO 3

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Neste primeiro fascículo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, trataremos das habilidades contidas nas competências de áreas 1 e 2.

A competência de área 1 visa a aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no traba¬lho e em outros contextos relevantes para sua vida. A competência de área 2 é especial, pois trata das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) como instrumento de acesso a outras culturas

Bom proveito!

Língua Estrangeira Moderna – Inglês

COMPETÊNCIA DE ÁREA 2: Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

HABILIDADE 5: Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

1. 

Macaque in the trees
charge

O massacre de 49 pessoas dentro da boate Pulse, na cidade de Orlando, Flórida, chocou o mundo todo. Exa¬tamente por isso, os representantes dos dois principais partidos dos Esta¬dos Unidos (o Partido Democrata e o Partido Republicano, representados, respectivamente, pelos animais à es¬querda e à direita) têm se posicionado a respeito do ocorrido. De acordo com a imagem anterior, o uso do vocábulo “mourning” remete

a) ao sensacionalismo da mídia que se limita a reproduzir as imagens chocantes do massacre ocorrido em Orlando.

b) à indiferença das autoridades ame¬ricanas que nem sequer se pronun¬ciam sobre o triste episódio registrado na Flórida.

c) ao oportunismo dos partidos polí¬ticos que se aproveitam de uma tra¬gédia para defender e promover suas ideias.

d) à incapacidade do governo ameri¬cano de aprender as lições que os inú-meros assassinatos em massa podem ensinar.

e) ao sentimento de luto do povo ame¬ricano pela perda de dezenas de vidas inocentes na tragédia da casa noturna Pulse.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

2.

Why do the British love the taste of tea so much?

Whether they take their tea with milk, sugar, lemon or just plain, it’s clear that the British have a fondness for its flavour. There’s something about that firm bitterness that sparks devotion: the British consume 60 billion cups per year, according to the Tea and Infusions Organisation. That’s more than 900 cups a year for every man, woman and child in Great Britain – though we no doubt all know some¬one who likes many more than that.

Tea has become entrenched in the British way of life, from the humble tea break to the afternoon tea to be enjoyed – in a jacket and tie, of cour¬se, gentlemen – at the very swankiest of London hotels.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 17 jun. 2016 (adaptado).

A Grã-Bretanha é uma nação conheci¬da no mundo todo pelo seu consumo de chá. Com base no texto anterior, o consumo de chá

a) atinge a impressionante marca de mais de 900 xícaras de chá por ano para cada habitante da Grã-Bretanha.

b) restringe-se às camadas mais ele¬vadas da sociedade britânica, em fun¬ção do alto custo do produto no país.

c) revela-se muito mais comum entre os homens do que entre as mulheres, o que reflete uma tradição histórica.

d) ocorre sempre na presença de al¬gum outro acompanhamento, como o leite, o açúcar ou o limão.

e) registra, ano após ano, uma dimi¬nuição significativa entre os britânicos, segundo a Organização de Chá e In¬fusões.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 7: Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

Macaque in the trees
p

Your habits in the first thousand days of gestation can prevent your child from developing serious diseases. Learn more at srs.com.br.

Disponível em: www.life.hu. Acesso em: 17 jun. 2016.

Uma campanha de conscientização nada mais é um do que um esforço para produzir mudanças. Através da combinação de elementos verbais e não verbais, o produtor do texto pre¬tende

a) reforçar, entre as mães, os inúme¬ros benefícios do leite materno como fonte única de alimentação dos bebês, durante os primeiros meses de vida.

b) estimular o ato de doar leite para alimentar os bebês cujas mães, por algum motivo, estejam impossibilita¬das de amamentar, naturalmente, os seus filhos.

c) alertar as mães para a necessidade de amamentar os filhos como forma de prevenir as doenças que atingem os bebês durante seus primeiros meses de vida.

d) incentivar as mães a amamenta¬rem seus filhos a qualquer momento, independentemente do preconceito que existe contra o ato de amamentar em público.

e) conscientizar as mães acerca do cuidado que elas precisam ter com a sua própria alimentação durante a gestação e os primeiros dois anos de vida dos filhos.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 8: Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

4.

Macaque in the trees
tira

A tirinha semanal “Itchy Feet: the Tra¬vel and Language Comic” foi criada em 2011 por Malachi Ray Rempen e retrata de forma bem-humorada – e muitas vezes exagerada – viagens, a vida no exterior e a experiência de aprender novas línguas. Com base no terceiro quadrinho, a fala do persona¬gem à esquerda

a) critica as pessoas que viajam para um país de língua inglesa, sem conhe¬cer a cultura de quem vive lá.

b) revela a enorme dificuldade que a língua inglesa apresenta para falantes de outras partes do mundo.

c) demonstra a impaciência do falante da língua inglesa com as pessoas que não dominam o idioma.

d) ridiculariza aqueles que julgam dominar o idioma, mas que não con¬seguem estabelecer um mero diálogo.

e) sugere que, mesmo não existindo o domínio perfeito do idioma, ainda as¬sim a compreensão é possível.

---

5.

Still I Rise

You may write me down in history

With your bitter, twisted lies,

You may tread me in the very dirt

But still, like dust, I’ll rise.

Does my sassiness upset you?

Why are you beset with gloom?

‘Cause I walk like I’ve got oil wells

Pumping in my living room.

Just like moons and like suns,

With the certainty of tides,

Just like hopes springing high,

Still I’ll rise.

Did you want to see me broken?

Bowed head and lowered eyes?

Shoulders falling down like teardrops.

Weakened by my soulful cries.

Does my haughtiness offend you?

Don’t you take it awful hard

‘Cause I laugh like I’ve got gold mines

Diggin’ in my own back yard.

You may shoot me with your words,

You may cut me with your eyes,

You may kill me with your hateful¬ness,

But still, like air, I’ll rise.

Angelou, M. Disponível em www.poemhunter.com. Acesso em: 17 jun. 2016.

Maya Angelou é uma mulher renas¬centista notável. Aclamada como uma das grandes vozes da literatura con¬temporânea. Com base no poema an¬terior, o eu lírico

a) manifesta a sua insatisfação dian¬te de uma sociedade que não permite que ele tenha ascensão cultural.

b) revela toda a sua indignação dian¬te do ódio desmedido que é projetado contra ele em todas as ocasiões.

c) declara a sua intensa revolta por não conseguir destruir os paradigmas vigentes na sociedade moderna.

d) expressa a sua resignação por não conseguir derrotar o preconceito que as pessoas praticam contra ele.

e) demonstra a sua enorme capacida¬de de se levantar mesmo diante das inúmeras tentativas de derrubá-lo.

---

Língua Estrangeira Moderna – Espanhol

COMPETÊNCIA DE ÁREA 2: Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

HABILIDADE 5: Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

6.

Los científicos demuestran que la humanidad está cada vez más tonta, más pequeña y más débil

Sorprendentemente, los científicos han concluido que nuestros cuerpos y nuestras mentes se han deteriorado significativamente en comparación con nuestros antepasados. La prin¬cipal razón para esto, parece ser la degradación del genoma humano. Una revolucionaria investigación, lle¬vada a cabo por el Dr. John Sanford de la Universidad de Cornell y otros expertos, ha demostrado que los ge¬nes contienen decenas de miles de errores (mutaciones) y que con cada generación que pasa se añaden aún más errores que se transmiten a la descendencia.

Por lo tanto, no debería sorprender que nuestros antepasados fueran más grandes, más fuertes, más rá¬pidos y más inteligentes. La verdad es que tenían mejores genes. Este tipo de información chocará a mucha gente. Es comúnmente aceptado que la humanidad está ” progresando ” y que somos mejores, tanto física como mentalmente, que nuestros predece¬sores. Lo malo es que estamos tontos y cada vez más apequeñados.

Disponível em: https://elrobotpescador.com. Acesso em: 10 jun. 2016 (adaptado).

A reportagem do jornal mostra a pre¬ocupação diante de um problema na humanidade, que pode ser resumido pelo vocábulo apequeñados, referin¬do-se

a) à escassez de inteligência na hu¬manidade.

b) ao difícil estudo realizado na Uni¬versidade de Cornell.

c) à destruição das mentes humanas.

d) ao excesso de problemas vistos hoje em dia.

e) à diminuição progressiva de tamanho pela qual passa o homem.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

7.

La Naturaleza

Los Ecosistemas acuáticos son los que tienen por biotopo algún cuerpo de agua, como pueden ser ríos, la¬gos, pantanos y demás fuentes. Los dos tipos más destacados son: los ecosistemas marinos, y los ecosis¬temas de agua dulce. Así, genérica¬mente, el montante, variaciones y re¬gularidad de las aguas de un río son de gran importancia para las plantas, animales y personas que viven a lo largo de su curso. La fauna de los ríos es de anfibios como: canutillos, gusarapos, caracodillos, negrillos, mejillones, y truchas.

Los ríos y sus zonas de inundación sostienen diversos y valiosos eco¬sistemas, no sólo por la cualidad del agua dulce para permitir la vida, sino también por las numerosas plantas e insectos que mantiene y que forman la base de las cadenas tróficas. En el lecho de los ríos, los peces se alimen¬tan de plantas y los insectos son co¬midos por las aves, anfibios, reptiles y mamíferos. Acerca del agua Dulce de los ríos, es preciso tener en cuen¬ta que presenta una enorme variedad de composición.

Disponível em: http://mimundoalnatural.blogspot.com.br. Acesso em: 10 jun. 2016 (adaptado).

A importância da manutenção do ecossistema aquático reside na pre¬servação dos rios, pois

a) suportam muitos biossistemas.

b) trazem salinidade necessária a cada ser.

c) atraem grande quantidade de in¬setos.

d) consomem boa parte de peixes.

e) ajudam na reprodução de aves.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 7: Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

8.

A colar

Se oye un grito, un gemido,

Porque hemos sufrido muchísimo

un himno en construcción

con estrofas de grava y de cemento,

con versos de arena,

cuartetos de varilla corrugada,

bajo el ritmo sonoro de las órdenes,

una tras otra...

de sufrimiento demasiado

y las hila el poeta

que mide su gran obra con flexómetro

Y la termina con una metáfora de yeso,

haciendo mucha artesanía

Disponível em: http://poesiaprotesta.galeon.com/. Acesso em: 24 jun. 2016 (adaptado).

A preposição bajo não foi usada no seu sentido literal, denotativo, mas foi empregada para indicar metaforica¬mente uma situação de dominação e servidão. Tal relação pode ser expres¬sa sob a forma de

a) relações sociais dos indivíduos que vivem do artesanato.

b) confusão na organização da lavou¬ra de cana-de-açúcar.

c) junturas estimadas entre os países que consomem artesanato.

d) locais da América Latina que aco¬lhem refugiados.

e) ações particulares de cada profis¬sional.

---

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 8: Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

9.

Dare (la la la)

Todo el planeta es un corazón

Que va al son de un mismo latido

Suena un silbato, pasa un balón

Y el mundo entero lanza un rugido

Aquí se juega como se baila

La pasión que tiene mi gente

Quedan las penas en el olvido

Bienvenidos a mi continente

Ven y deja los miedos

Escribe tu historia

Apenas comienzas

No No No pares ahora

Dare (la la la), de Shakira.

Ciente das informações da canção de Shakira, o canto acima

a) exprime um sentimento de alegria que acompanha um evento esportivo.

b) expressa apoio aos atletas que participarão dessa solenidade no con¬tinente citado.

c) agrega uma visão de integração para uma humanidade mais susten¬tável.

d) convida todos a participarem ativa¬mente de um grande episódio espor¬tivo.

e) profere apologia à prática de espor¬tes como o futebol.

---------

Macaque in the trees
Gabarito

Macaque in the trees
Gabarito

Macaque in the trees
Gabarito

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO