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Enem
Julho 12, 2017 - 01:43

OVALE Enem- Fascículo 2


Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Neste fascículo, trataremos das habilidades contidas nas competências 1 e 2 da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Segundo a Matriz de Referência ENEM, a competência de área 1 visa à compreensão das ciências naturais e das tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento eco¬nômico e social da humanidade. Com relação à competência de área 2, o objetivo é identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

Bom proveito!

COMPETÊNCIA DE ÁREA 1: Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

HABILIDADE 1: Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

1. O som é um tipo de onda que necessita de um meio para se propagar. Quando estamos analisando a produção e a captação de uma onda sonora, estamos diante de três participantes: a fonte sonora, o meio onde ela se propaga e o observador que está captando as ondas. Temos então três referenciais bem definidos. O tipo de onda captada dependerá de como a fonte e o observador se movem em relação ao meio de propagação da onda. Vamos considerar o meio para¬do em relação ao solo. Nesse caso, temos ainda três situações diferentes: a fonte se movimenta e o observador está parado; a fonte está parada e o observador está em movimento; a fonte e o observador estão em movi¬mento. Nos três casos, podemos ter uma aproximação ou um afastamento entre a fonte e o observador.

Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/ – Notas de Aula – Física Básica Universitária: Ondas Sonoras (adaptado).

O texto acima sugere situações envolvendo um importante fenômeno ondulatório que, apesar de ser facilmente observado com ondas sonoras, pode também ser verificado com outros tipos de ondas. Identifica-se o mesmo fenômeno descrito no texto quando

a) a luz do Sol penetra em um prisma e se divide em várias componentes de cores.

b) um feixe laser, proveniente do ar, penetra em um bloco de vidro e modifica sua velocidade de propagação.

c) uma cantora de ópera emite um som muito agudo e consegue até quebrar uma taça de cristal.

d) se observa uma mesma estrela ora emitindo luz de cor mais avermelhada, ora de cor mais azulada.

e) se utilizam óculos ou lentes de contato para “corrigir” um problema de visão como a miopia.

2. Para captar as chamadas ondas gravitacionais, foi construído um observatório chamado LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory). O funcionamento do LIGO consiste em enviar raios de luz através de um canhão de laser para um filtro, que seleciona a direção de vibração da luz que continuará o seu trajeto e a direção de vibração que será impedida de passar. Assim, cada trajeto de luz seguirá uma direção até incidir sobre um espelho muito bem polido que refletirá a luz de volta. Quando a luz retorna ao canhão de laser, os resultados recebidos são comparados com os resultados emitidos para ver se houve interferência das ondas gravitacionais.

O fenômeno ótico que está presente no filtro utilizado no LIGO é a

a) difusão.

b) difração.

c) dispersão.

d) polarização.

e) ressonância.

COMPETÊNCIA 1

HABILIDADE 2: Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

3.

Fleety – um carro elétrico chinês no Brasil

O modelo disponível, de 2013, o E6, tem baterias de fosfato de ferro com capacidade para 80 kWh e um propulsor elétrico, que gera o equivalente a 122 cv, no lugar do motor a combustão convencional.

Em teoria, o E6 pode chegar a uma velocidade máxima de 140 km/h – e sem a emissão dos gases comuns dos carros normais. Uma das coisas mais bacanas do carro é que, ao frear, a bateria é recarregada. O mesmo acontece numa descida: se você deixar o carro “rolar” e não apertar o acelerador, o próprio movimento retorna energia para o veículo e otimiza sua autonomia.

Um indicador no painel mostra quanto o carro está consumindo ou re¬carregando à medida que você vai andando, além de oferecer uma estimativa do quanto você ainda pode andar com segurança.

Disponível em: http://www.tecmundo.com.br. Acesso em: 19 maio 2016 (adaptado).

O desenvolvimento de um carro com as características descritas pode ser considerado uma grande evolução científica, pois faz com que

a) possa atingir altas velocidades sem haver consumo de energia.

b) se possa recarregar a bateria com energia elétrica a partir da energia mecânica do movimento.

c) a energia elétrica armazenada na bateria seja totalmente convertida em energia mecânica.

d) a autonomia do veículo aumente devido ao poder de recarga durante frenagem e descidas.

e) a bateria, cuja potência é de 80 kWh, ative o propulsor elétrico de potência 122 cv e emita menos poluentes.

COMPETÊNCIA 1

HABILIDADE 3: Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

4.

Ultrassom em excesso pode prejudicar a formação do cérebro

Recentemente, (...) a facilidade de fazer ultrassonografias popularizou os exames eletivos, como os tridimensionais em alta resolução, “para ver o rostinho do bebê” (...). Tais exames, segundo alguns sites, seriam "completamente isentos de malefícios” e, portanto, poderiam ser feitos “à vontade”. Mas (...) a verdade é um pouco diferente. O exame de ultrassonografia expõe o embrião ou feto a uma rajada de ondas mecânicas de alta frequência, usadas em laboratório para dissociar e até matar células. Por isso, Pasko Rakic, um dos maiores especialistas no desenvolvimento pré-natal do sistema nervoso, suspeitou que o exame não fosse tão inofensivo assim. Em um estudo publicado em 2006, Rakic mostrou que, aplicada a fêmeas prenhes de camundongos em condições comparáveis às dos exames feitos em humanos, a ultrassonografia pode, sim, prejudicar a migração dos neurônios que formarão o cérebro dos filhotes.

Disponível em: <http://www2.uol.com.br>. Acesso em: 29 maio 2016 (adaptado).

Quando se fala sobre efeitos nocivos de ondas sobre o corpo humano, costuma-se dar uma ênfase quase que exclusiva às ondas eletromagnéticas, como as radiações ultravioleta, os raios X e os raios gama. Os raios X, particularmente, são muito importantes na Medicina, pois os exames radiológicos permitem visualizações excelentes de uma fratura ou alguma outra estrutura que precise ser melhor examinada. Após a leitura do texto acima e confrontando as interpretações científicas com as interpretações baseadas no senso comum, na comparação dos efeitos das ondas eletromagnéticas com os hipotéticos efeitos do ultrassom, é possível inferir que as pessoas normalmente se preocupam menos com estes últimos porque

a) pensam no ultrassom apenas como uma simples onda sonora.

b) pensam no ultrassom apenas como um tipo de onda eletromagnética não ionizante.

c) pensam no ultrassom como se fosse um tipo de raio X.

d) pensam no ultrassom como se fosse um tipo de luz visível.

e) pensam no ultrassom como um tipo de onda eletromagnética ionizante, porém muito fraca.

COMPETÊNCIA 1

HABILIDADE 4: Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

5.

OMS: resultados globais sobre progressos das metas de saúde são mistos

Relatório Estatísticas Mundiais da Saúde confirma que Objetivos do Milênio sobre HIV, malária, tuberculose e acesso à água potável serão cumpridos até dezembro; redução da mortalidade materna e infantil não será suficiente.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 13 maio 2015.

Apesar de algumas boas notícias no relatório da OMS de 2015 sobre Estatísticas Mundiais da Saúde, ainda há muito a se fazer em relação ao combate às doenças infecciosas e parasitárias no mundo. Com o aumento do acesso à água potável no mundo, espera-se reduzir a incidência de

a) AIDS.

b) câncer de colo uterino.

c) malária.

d) tuberculose.

e) mortalidade infantil.

COMPETÊNCIA DE ÁREA 2: Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

HABILIDADE 5: Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

6. Uma chapinha modeladora de cabelo e um secador de cabelo possuem a mesma potência. A chapinha foi projetada para ser utilizada em uma tensão de 110 V, enquanto que o secador foi projetado para uma tensão de 220 V. Colocando-os para funcionar durante 10 minutos, segundo as condições projetadas de utilização, podemos inferir que

a) o consumo de energia será maior para a chapinha, e a corrente elétrica no secador será maior do que a da chapinha.

b) o consumo de energia será o mesmo para ambos, e a corrente que percorrerá a chapinha será maior do que a corrente no secador.

c) o consumo de energia será maior para o secador, e as correntes elétricas que percorrerão os aparelhos serão iguais.

d) o consumo de energia será o mesmo para ambos, e as correntes elétricas que os percorrerão também serão iguais.

e) o consumo de energia será maior para a chapinha, e a corrente elétrica no secador será menor do que a da chapinha.

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 6: Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

7. O manual de instalação de um aquecedor de água a gás explica que seu funcionamento é automático quando há passagem de água pela ducha ou pelo lavatório. Sugere também que, para um melhor desempenho, a pressão desenvolvida pelo aquecedor deve ser igual à pressão da coluna de água que será usada na ducha ou no lavatório.

Considerando que o tamanho do aquecedor deve corresponder a 10% da coluna de água a ser usada, qual a pressão que esse aquecedor deve desenvolver para ter o seu melhor desempenho ao aquecer água na ducha? Para efeitos de cálculo, use a densidade da água como sendo d = 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade local como sendo 10 m/s2.

a) 0,3 103 N/m2

b) 0,8 104 N/m2

c) 1,3 105 N/m2

d) 1,8 106 N/m2

e) 2,3 107 N/m2

COMPETÊNCIA 2

HABILIDADE 7: Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida

8. Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Desastre de mariana afetou mais de 660 quilômetros de rios

O desastre ambiental provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, da Mineradora Samarco em Mariana (MG), no último dia 5 de novembro, atingiu 663 quilômetros de rios e resultou na destruição de 1 469 hectares de vegetação, incluindo Áreas de Preservação Per¬manente, mostra laudo técnico pre¬liminar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

6 jan. 2016 – Da Agência Brasil.

TEXTO II

Exploração agropecuária ameaça mananciais em SE

Deso listou casos alarmantes no interior do estado.

O avanço da exploração agrícola e pecuária de forma desenfreada é apontado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento como a principal fonte poluidora de mananciais e degradação do solo. Manejo de culturas em áreas onde não há aptidão, uso de fertilizantes e pisoteio do gado são algumas ações que acarretam prejuízos ao meio ambiente e à sociedade humana, interferindo no trabalho da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso.

Disponível em: http://www.infonet.com.br/cidade/ler. asp?id=186260.

A poluição dos ecossistemas aquáticos é um dos maiores problemas ambientais a serem enfrentados no mundo todo. A identificação do tipo de poluente e do grau de poluição é fundamental para a recuperação dos ambientes poluídos, podendo ser considerado indicador de poluição

a) o aumento no teor de coliformes no episódio descrito no texto I.

b) a diminuição no teor de cianobactérias no episódio descrito no texto II.

c) a diminuição da turbidez da água no episódio descrito no texto I.

d) o aumento da demanda bioquímica de oxigênio no episódio descrito no texto II.

e) a diminuição do teor de metais no episódio descrito no texto I.

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