São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Maio 02, 2017 - 23:12

Narrativa única, debate paralelo: websérie sobre temas cotidianos

Lab ideias 1

Palco. Há uma roda central com quatro cadeiras, mas todos os participantes tem direito a fala

Foto: /Divulgação

Espaço Cultural Circo Navegador é palco de websérie que discute temas cotidianos

Paula Maria Prado
São José dos Campos

Com o objetivo de debater diversos assuntos em pauta nas rodas de conversas entre amigos, jornalistas, documentaristas, artistas e interessados se reuniram em torno do projeto "Lab Ideias - Discussões Horizontais".

O debate tornou-se uma websérie com programas de aproximadamente 25 minutos cada. A finalidade: "potencializar e dar protagonismo aos atores sociais, que podem impactar na construção de uma sociedade mais ética", afirmou o diretor Paulo Alberton, responsável pelo projeto junto de Luciano Draetta, produtor.

Todas as rodas de conversas estão sendo gravadas no espaço cultural Circo Navegador, em São Sebastião. Estão no ar episódios que tratam dos temas: "Estado Laico", "Preconceitos" e "Vereadores". Estão na agenda, cultura, educação, mídia, religião e ativismo. 

"A websérie é produzida a partir de uma perspectiva libertária, que estimula a produção do conhecimento e a percepção da importância dos participantes na construção de sua própria história", afirmou Alberton. 

NARRATIVAS PESSOAIS. Um dos intuitos do projeto é promover um encontro entre gerações e valorizar narrativas pessoais e únicas. 

"Os episódios mais difíceis de serem gravados foram os que tratavam de 'preconceito' e 'educação. As pessoas se envolveram muito em suas falas, o que é bom, mas os discursos foram um pouco longos e isso limitou a participação de outras pessoas", afirmou o diretor. "É importante esclarecer que nossa proposta não é ser conclusivo a respeito de nada. Isso seria impossível em 30 minutos. Mas a idéia é iniciar o diálogo, fortalecer nossas redes e estimular que as discussões prossigam para a vida virtual e real".

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO