São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Maio 18, 2017 - 23:58

Vereador de Jacareí será investigado pela Câmara

Comissão instaura procedimentos para avaliar conduta de vereador

Comissão. Vereadores analisam conduta de colega parlamentar

Foto: /Secretaria de Comunicação/CMJ

Comissão de Ética abre processo contra Fernando da Ótica (PSC) para apurar se parlamentar cometeu quebra de decoro

Hernane Lélis
JACAREÍ

O vereador Fernando da Ótica (PSC) pode ser afastado de suas funções na Câmara de Jacareí por ter acusado seus colegas do Legislativo de voltaram "contra a família" ao rejeitarem um projeto de sua autoria e pela suposta cobrança de 'dízimo' no seu último mandato.

A Comissão de Ética da Câmara determinou na tarde de ontem a instauração de dois procedimentos administrativos para apurar se o vereador cometeu tais infrações.

O grupo notificará Fernando para que, no prazo de 10 dias, apresente defesa por escrito. Após todos os atos do processo, um relatório final com as possíveis medidas punitivas será apresentado em plenário para votação. Todo o rito tem que levar no máximo 40 dias a partir da instauração do procedimento.

"Entre as medidas disciplinares estão a advertência verbal, advertência escrita, suspensão temporária do exercício do mandato, sem remuneração, pelo prazo máximo de 90 dias, até a perda do mandato", afirmou o vereador Rodrigo Salomon (PSDB), presidente da Comissão de Ética.

O argumento que embasa a manifestação alega que Fernando da Ótica teria descumprido determinados pontos do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. A acusação de cobrança de 'dízimo' foi feita pelo vereador Abner Madureira (PR) no mesmo dia em que Fernando fez as afirmações sobre a rejeição do seu projeto. Na última sessão, ele pediu desculpas por suas palavras. "Não vou descer da cruz, deixa eles continuarem jogando pedras. Queria muito que o projeto fosse aprovado, mas vou mudar minha conduta"..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO