São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Agencia Brasil
Maio 17, 2017 - 10:19

Putin ameaça divulgar gravação entre Trump e chanceler russo

.President Trump and President Erdo?an give a joint statement in the Roosevelt Room at the White House, Tuesday, May 16, 2017 in Washington, D.C. (Official White House Photo by Shealah Craighead)..

Casa Branca. Presidente turco Erdogan cumprimenta Donald Trump

Foto: /Divulgação

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que está disposto a fornecer a transcrição (gravação) da conversa

Leandra Felipe Agencia Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira que está disposto a fornecer a transcrição (gravação) da conversa entre o chanceler russo, Serguei Lavrov, e o presidente norte-americano Donald Trump. Putin disse que divulgaria as informações mediante autorização da Casa Branca.

O governo Trump confirmou ter divulgado informações ultra reservadas sobre o planejamento de combate ao EI (Estado Islâmico).

"Se a administração americana autorizar, estamos dispostos a fornecer a gravação da conversa entre Lavrov e Trump ao Congresso e ao Senado americanos", declarou Putin em uma coletiva de imprensa.

A Casa Branca ainda não afirmou se irá ou não autorizar a liberação da gravação.

Trump declarou nessa terça-feira que, como presidente dos EUA, tem o "direito absoluto" de compartilhar informações com outros países.

No entanto, a polêmica continua, porque segundo os funcionários ouvidos pela reportagem do jornal The Washington Post, o conteúdo das informações divulgadas, coloca em risco  uma fonte de inteligência americana.

SUSPEITA.

O Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA solicitou ao FBI (Agência Federal de Investigação norte-americana) todos os documentos que seu ex-diretor James Comey elaborou sobre as conversas com Trump.

A petição inclui 'memorandos, notas, resumos e gravações' em poder do FBI, para que sejam entreguem antes do dia 24 de maio.

Em um desses documentos, há o pedido de Trump para que Comey encerrasse uma investigação das ligações da Rússia com seu ex-assessor de Segurança Nacional..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO