São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Abril 14, 2017 - 19:58

Semana Monteiro Lobato agita o Vale com muita literatura

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

Foto: Divulgação

Um amplo debate sobre o gênero em Taubaté, terra do escritor e Capital da Literatura Infantil

Caíque Toledo

Resgatar as características de um dos principais eventos culturais do Vale do Paraíba. Essa é a principal missão da Semana Monteiro Lobato Experience, que começa nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo em Taubaté.

O evento acontece paralelamente a costumeira Semana Monteiro Lobato, organizada pela Prefeitura, e que tem um viés mais voltado ao público infantil. Por aqui, a meta é destacar também a literatura jovem e adulta.

Entre os destaques do evento está a exposição "Donas da Rua", da Maurício de Sousa Produções, um trabalho sobre o empoderamento das principais personagens da Turma da Mônica. O navegador Amyr Klink, o pesquisador especialista em Lobato Vladimir Saccheta, e a vencedora do prêmio Jabuti Heloisa Prieto são outras atrações confirmadas. Estão ainda na agenda, diversos escritores, ilustradores, músicos e influenciadores digitais.

"Como o Sítio [do Picapau Amarelo] já faz bem esse trabalho [educativo] com as crianças, nosso papel é resgatar um pouco da essência, o espírito original da Semana Monteiro Lobato", conta Pedro Rubim, um dos editores e responsáveis pelo "Almanaque Urupês", site dedicado à cultura e história de Taubaté, que assina a curadoria do evento ao lado do shopping Taubaté e da livraria Cultura.

PARCERIA. O jornal OVALE e a Gazeta de Taubaté são parceiros do evento cultural, e toda a programação é gratuita e aberta ao público. "Conseguimos atrair bons nomes, que acreditaram na força da semana, do nome do Lobato, no legado que ele representa", conta Rubim.

"Taubaté sempre foi uma cidade tradição de eventos literários, mas isso desapareceu ao longo do tempo pela própria Semana Monteiro Lobato, que foi descaracterizada em sua essência. O interessante é trazer a Semana para a sua ideia original, falando amplamente sobre literatura", completa o organizador.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO