São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
REGIAO
January 11, 2017 - 05:30

Pais devem priorizar pesquisa por material escolar, afirma Procon

Material escolar mais caro. Foto: Arquivo/OVALE

Foto: Arquivo/OVALE

  Dica é verificar preço por telefone e internet antes de comprar; cerca de 200 itens foram analisados

Agência Brasil
São Paulo

Enquanto crianças e adolescentes ainda aproveitam as férias, os pais já se preocupam com a compra do material escolar para a volta às aulas. E nas lojas vão encontrar preços maiores que os do ano passado. Pesquisa feita pela Fundação Procon de São Paulo com cerca de 200 itens mostra um aumento de 12,97% nos preços.

Com a lista na mão, a recomendação é pesquisar, pois é grande a diferença de preços entre os estabelecimentos comerciais. A pesquisa mostra variação de valor de até 457% para um mesmo produto.

Mas antes mesmo de sair às compras, os pais devem ficar atentos aos produtos que compõem a lista distribuída pelas instituições. É proibida por lei a inclusão de material de uso coletivo como produtos de limpeza, papel higiênico, copos descartáveis, giz, apagador, etiquetas, fitas adesivas, isopor, grampeador e envelope.

"Se na lista de material constar esse tipo de produto, os pais devem procurar a escola, informar que conhecem a legislação e que isso não pode ser cobrado", recomenda a supervisora de pesquisas do Procon, Cristina Martinussi.

Valores.  A pesquisa levantou os preços de 214 produtos escolares em estabelecimentos da capital em dezembro do ano passado e comparou com o que foi cobrado no final de 2015. A maior diferença de preço encontrada (de 457%) foi no lápis preto que era vendido de R$ 0,35 a R$ 1,95.

Cristina Martinussi sugere que os pais procurem fazer pesquisa por telefone e internet. Outra dica para é verificar o que é possível ser reaproveitado do ano letivo anterior, como estojos e dicionários, por exemplo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

Brasil

Mundo