São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
REGIAO
January 11, 2017 - 05:29

Painéis em pontos trarão o horário de cada ônibus em São José

Ônibus

Foto: Claudio Vieira / O VALE

Prefeitura de São José pretende instalar equipamentos nos principais pontos da cidade até o fim do ano

João Paulo Sardinha
São José dos Campos

Pontos de ônibus de São José dos Campos devem receber até o fim deste ano painéis informativos, que irão detalhar de maneira instantânea o tempo e o trajeto de cada linha. O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) confirmou que o sistema está em gestação na prefeitura e deverá entrar em operação até dezembro.

O equipamento, a ser instalado em pontos das principais avenidas da cidade, funcionará por meio de GPS. A ideia é que seja possível acompanhar o trajeto por meio de smartphones. "Vamos ter uma grande novidade no sistema de ônibus, principalmente nos pontos de maior circulação. Quero trazer para cá os painéis que irão mostrar os horários dos ônibus, informando a que horas ele vai passar. Vamos fazer ainda neste ano", declarou Felicio em entrevista à rádio Logos FM.

O tucano afirmou que a ideia surgiu durante a campanha eleitoral, quando usou transporte coletivo para visitar os bairros.  "Em uma dessas viagens, meu ônibus estava muito cheio. E começou uma conversa em entre os passageiros de que, logo atrás, vinha um ônibus da mesma linha vazio", contou.

"Ao longo do trajeto, muitas pessoas desceram para pegar o de trás. Se você tiver essa informação no painel, você consegue saber que está vindo outro ônibus e espera mais um pouquinho. Essa informação vai ajudar", completou o prefeito. A instalação dos painéis é uma das promessas de campanha de Felicio.

Painéis.  O sistema inteligente não chega a ser uma novidade no país. Capitais como São Paulo e Belo Horizonte já utilizam esse modelo. No ano passado, em Jacareí, a prefeitura iniciou a instalação dos painéis em pontos de maior circulação, caso do Fórum, Largo do Rosário e praça Conde de Frontin.

O modelo a ser adotado em São José ainda está sendo definido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Os custos do projeto também não foram fechados pela administração.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

Brasil

Mundo